Apresentação Pública do COIMBRA BUSINESS & HUMAN RIGHTS CENTRE

Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Apresentação pública do COIMBRA BUSINESS & HUMAN RIGHTS CENTRE

17 de janeiro/2018 (17h), Anfiteatro Maia Gomes (ISCAC)

O IGC/CDH dedica particular atenção ao ensino e à educação para os Direitos Humanos, particularmente, pela organização, desde 1997, do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos que inclui um módulo de especialização, desde 2015, coordenado pelo Prof. Doutor Vital Moreira, dedicado aos Direitos Humanos e Negócios. O IGC/CDH tem estado presente em fóruns internacionais sobre a temática, entre os quais, o Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, em Genebra, e o Fórum da OCDE Anticorrupção e Integridade, em Paris, refletindo a aposta em novas linhas de investigação, entre as quais, a dos negócios e direitos humanos porque a globalização económica tem de ser acompanhada por uma globalização dos direitos humanos.

Pretendendo reforçar o seu trabalho neste âmbito, o Centro de Direitos Humanos celebra uma parceria com a Coimbra Business School no âmbito da qual é criado o Coimbra Business and Human Rights Centre.

Pretende-se dinamizar iniciativas que contribuam para o aprofundamento de temáticas como a responsabilidade social das empresas, comércio internacional e direitos humanos, economia social, gestão pública e accountability, boa governança, entre outras. É premente a inclusão do estudo dos direitos humanos na formação em gestão, ultrapassando a visão de que negócios são negócios e direitos humanos são direitos humanos porque são temáticas com uma relação intrínseca.