Projetos

O IGC/CDH dedica-se, de forma regular, a projetos, nomeadamente, os listados infra:

Project Together – Innovative European Learning Path to Facilitate the Access of Refugees to HE

Juntamente com outros 6 parceiros, de 3 países europeus diferentes (Portugal, Grécia e Itália), o Ius Gentium Conimbrigae integra o Project Together – Innovative European Learning Path to Facilitate the Access of Refugees to HE, financiado pela Comissão Europeia, através da Agência Nacional Erasmus +.

Assentando no reconhecimento da importância de as instituições de ensino superior serem inclusivas, para refugiadas|os e outras|os beneficiárias|os de proteção internacional, o Project Together tem como objetivos principais sensibilizar a comunidade académica para a inclusão de refugiadas|os e outras|os beneficiárias|os de proteção internacional nas instituições de ensino superior bem como trabalhar em estreita colaboração com a comunidade do ensino superior, académica, administrativa e estudantil, incluindo estudantes refugiadas|os (e outras|os beneficiárias|os de proteção internacional) e decisoras|es políticas|os, através da partilha, com os mesmos, de instrumentos, conhecimentos e competências específicos, tendo em vista o desenvolvimento da sua responsabilidade social e a sua capacitação como agentes importantes na formação de um ambiente de ensino superior mais inclusivo.

Mais informação disponível em: http://together.pixel-online.org/

Project Together – Innovative European Learning Path to Facilitate the Access of Refugees to HE

Off-Book projeto Erasmus + para inclusão e prevenção do abandono escolar

O Ius Gentium Conimbrigae é parceiro do projeto Off-Book, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. Este projeto visa promover a inclusão escolar e a compreensão entre diferentes culturas, com o objectivo estratégico da prevenção do abandono escolar precoce. 

Para mais informações, poderá consultar o sitehttps://off-book.pixel-online.org/

Off-Book projeto Erasmus + para inclusão e prevenção do abandono escolar

I Have Rights (2015-2018)

O projeto I HAVE RIGHTS, cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, e fruto de uma parceria com mais cinco países europeus, tem como objetivos trabalhar com os professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e desenvolver uma abordagem específica em turmas multiculturais, baseando-se nos Direitos Humanos enquanto ferramenta para a mudança de saberes e práticas.

 

https://ihaverights.pixel-online.org/

 

I Have Rights (2015-2018)

Projeto “Youth to Youth” (Programa ERASMUS+), (2015)

Projeto desenvolvido em parceria com a Fundação da Universidad Rey Juan Carlos (entidade coordenadora) e com a Helsinki España-University Network, que visou, numa primeira fase, o intercâmbio entre jovens residentes em Portugal (portugueses e brasileiros) e espanhóis, que participaram em sessões de formação, em inglês, sobre temáticas de direitos humanos. Todos os participantes receberam formação, em Madrid, pela Universidad Rey Juan Carlos (de 23 fevereiro a 1 de março) e em Coimbra, pelo IGC (de 6 a 11 de abril).

Na segunda fase do projeto, os participantes, dividindo-se em pequenos grupos, realizaram sessões de formação em escolas portuguesas e espanholas.

Os 26 participantes, responsabilidade do IGC, realizaram as suas sessões de formação em escolas do concelho de Coimbra e de Braga. Em Coimbra, as sessões de formação, após reuniões preparatórias com a Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, foram realizadas nas escolas EB 2,3 de Taveiro; EB 2,3 de Inês de Castro; ES D. Duarte; ES D. Dinis; em Braga, a EB de Gualtar, recebeu um dos grupos.

Em Madrid, os participantes de Portugal tiveram o acompanhamento de Catarina Gomes; em Coimbra, os voluntários tiveram, na preparação das sessões de formação nas escolas, o apoio logístico e pedagógico de Ana Filipa Neves e Catarina Gomes.

Consortium of the Russian Universities (2011-2012)

No âmbito da colaboração entre o IGC/CDH e o Consórcio:

  • Foram aceites a realizar um período de estudos e investigação, entre 15 Abril e 6 Maio de 2012, no IGC/CDH, as alunas Guzal Khusanova e Anabela Santos do Joint Education Master’s Programme in Human Rights, na People’s Friendship University of Russia.
  • A Mestre Carla de Marcelino Gomes lecionou um curso sobre “Direitos Humanos da Criança”, no âmbito do Consortium of the Joint Education Master’s Programme in Human Rights, na People’s Friendship University of Russia, em Moscovo, Federação da Rússia, Dezembro de 2011.

“Appropriate implementation of the European Convention on Human Rights (ECHR) in domestic law”(2006)

O IGC foi responsável, no ano de 2006, pela elaboração da resposta a um questionário do Conselho da Europa (Council of Europe Survey), referente a Portugal, elaborado pelo Dr. Geraldo Ribeiro e com a supervisão do Professor Doutor Vital Moreira, subordinado ao tema “Appropriate implementation of the European Convention on Human Rights (ECHR) in domestic law”

Programa Alfa (2005-2006)

Tratou-se de um projeto financiado pela União Europeia, ao qual o IGC/CDH se associou, entre setembro de 2005 e dezembro de 2006, que visava a cooperação e o intercâmbio entre universidades europeias e universidades latino-americanas. O objetivo fundamental do programa foi favorecer, através da atribuição de uma bolsa, a mobilidade de mestrandos, doutorandos e docentes, no sentido de possibilitar a formação e a investigação na área dos direitos fundamentais. Os coordenadores da Rede e as respetivas Universidades, neste projeto, foram:

Antonio Maués, Universidade Federal de Pará (Brasil)

Miguel Revenga, Universidad Carlos III de Madrid (Espanha)

Gastón Alfonso Gómez Bernales, Universidad Diego Portales (Chile)

Néstor Iván Osuna Patiño, Universidad Externado de Colombia (Colombia)

Vital Moreira, Universidade de Coimbra (Portugal)

Roberto Romboli, Universidad de Pisa (Itália)

 

Os bolseiros foram:

Pedro Pablo Vanegas Gil, Colômbia

Paola Andrea Acosta Alvarado, Colômbia

Maria Cristina César De Oliveira, Brasil

Pablo Viana Pacheco, Brasil

Projeto Europeu “Saber Viver numa Europa Multicultural” (1999)

Realização de um projeto de investigação sobre os Direitos Humanos, Estrangeiros, Comunidades Migrantes e Minorias, a pedido do Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas e integrado no Projeto Europeu “Saber Viver numa Europa Multicultural”, em 1999.

Direitos Políticos e Sociais na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) (1998)

Elaboração de um projeto de investigação, no âmbito dos Direitos Políticos e Sociais na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 1998.